quinta-feira, 12 de abril de 2018

Conimbricense encesta o primeiro título nacional do basket português



11 de junho de 1933 é uma data histórica para o basquetebol português e muito em particular para a cidade de Coimbra. Ali, no ano de 1910, nascia o Sport Clube Conimbricense, coletividade que ao longo dos seus mais de 100 anos de vida se dedicou à prática de inúmeras modalidades ditas “amadoras”, sendo que numa delas entrou mesmo para a história do desporto português. Falamos do basquetebol, modalidade que na temporada de 1932/33 conhece a primeira edição do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, cujo vencedor foi precisamente o Conimbricense.
Ainda antes de recordarmos (ainda que ao de leve) o feito do emblema da cidade do Mondego, será de bom-tom lembrar que o basquetebol chegou a Portugal em 1913 pela mão do professor de Educação Física suíço Rodolfo Horney, que então exercia a sua atividade profissional em Lisboa. Contudo, apenas cerca de uma década mais tarde, mais concretamente em 1922, há registos da primeira competição, a qual seria disputada pelas seleções regionais de Lisboa, do Porto e de Coimbra, tendo esta última saído vencedora. Bom pronuncio, já que dez anos volvidos o Conimbricense foi coroado como o primeiro campeão nacional de basket.
Neste arranque de competição entre clubes no que a Portugal diz respeito, oito emblemas lutarem entre si pela coroa de campeão, nomeadamente o Futebol Clube do Porto, o Fluvial Portuense, o Académico do Porto, o Guifões, o Sporting de Braga, o Atlético de Braga, o Sporting de Gouveia e o Conimbricense. Uma nota curiosa neste cenário é que neste tiro de partida nenhuma equipa do sul se aventurou neste primeiro campeonato organizado pela Federação Portuguesa de Basquetebol – entidade fundada em 1927, na cidade do Porto.
A final do primeiro campeonato nacional realizou-se em Aveiro, tendo sido disputada entre o Conimbricense e o Guifões, tendo os primeiros vencido por 25-23 (após prolongamento).
Para a eternidade ficam os nomes dos heróis dessa histórica conquista que ainda hoje enche de orgulho Coimbra: Fernandes Costa, Feliciano Gaudêncio, Manuel da Costa, Arlindo Mariano e António Carvalho (todos na imagem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário