quarta-feira, 20 de março de 2019

Flashes Biográficos (3): Jorge Theriaga... o maior astro da História do bilhar nacional


JORGE THERIAGA (Bilhar): Numa anterior viagem ao passado da nobre e gloriosa História do nosso desporto, evocámos aquela que foi a primeira conquista internacional alcançada pelo bilhar português. Um feito alcançado por Alfredo Ferraz, que em 1939 venceu, em Lausanne, o Campeonato do Mundo de bilhar livre.
Esta efeméride leva-nos hoje a uma nova incursão ao passado, para recordar a maior lenda do bilhar nacional: Jorge Theriaga.
É unanimemente considerado o maior jogador português de todos os tempos, não só pelas dezenas de títulos nacionais e internacionais conquistados ao longo de mais de três décadas de atividade, mas sobretudo pela sua ímpar perícia enquanto bilharista.
Médico de profissão, Jorge Theriaga nasceu em Lisboa a 8 de março de 1954 e com apenas 18 anos começa a dar nas vistas no clube do seu coração, o Sporting, emblema do qual se fez associado com a tenra idade de 8 anos. Nesse ano de 72, o então estudante de medicina vence o seu primeiro título oficial, o campeonato de juniores de bilhar às 3 tabelas, a variante de bilhar em que se tornou mestre... e lenda.
Esta seria só a primeira tacada coroada de êxitos no que a títulos concerne. Senão vejamos.

Foi por 19 vezes campeão nacional individual (sénior), oito dos quais de forma consecutiva, sendo que o primeiro ceptro foi conquistado em 1979. A solo, venceu ainda uma Taça de Portugal. No plano coletivo foi por 11 vezes campeão nacional, conquistando ainda três taças de Portugal e seis supertaças nacionais.
O seu talento galgou já nos anos 80 as fronteiras nacionais, sendo que a nível individual logrou em 1986 alcançar um brilhante 3.º lugar no Campeonato da Europa às 3 Tabelas, nesse ano disputado na cidade luxemburguesa de Mondorf-les-Bains e onde o craque luso só seria derrotado pelo campeão em título, Torbjorn Blomdhal. 
Três anos mais tarde, na Áustria, o astro do bilhar português tocou finalmente o céu no plano individual, após vencer o Campeonato do Mundo de Triatlo (variante que integra as 3 tabelas, bilhar livre e 71/2).
Em 1994, na localidade alemã de Viersen, chega às medalhas de prata e de bronze no Campeonato do Mundo de 3 Tabelas em termos coletivos (fez dupla com Mário Ribeiro). Ali volta em 1995, para levar para casa, também no plano coletivo (e novamente ao serviço da seleção nacional), uma nova medalha de bronze. Neste mesmo ano, mas agora no plano individual, conquista em Praga uma medalha de bronze no Campeonato da Europa às 3 Tabelas, feito que repete quatro anos mais tarde no Porto.

No meio de tantos e tantos sucessos, há ainda a destacar as duas medalhas de ouro - equivalentes a títulos planetários - arrecadadas por Theriaga na Taça do Mundo às 3 Tabelas, tendo a primeira delas sido conquistada em 1994, no Grande Prémio da Holanda, em Dongen, e a segunda dois anos mais tarde no Grande Prémio da Turquia, em Antalya. No âmbito da Taça do Mundo arrecadou ainda quatro medalhas de prata (95, em Atenas, 97, em Seul, 98, em Korfu, e 99, em Oosterhout), bem como uma medalha de bronze, em 1996, em Atenas.
Tal como diz o velho ditado "quem sabe não esquece", aos 61 anos de idade, Jorge Theriaga volta a fazer história no bilhar nacional. A 17 de fevereiro de 2015, estabeleceu um novo recorde nacional, ao realizar numa só partida 40 carambolas em 10 entradas.
Este seu percurso valeu-lhe, naturalmente, inúmeras distinções, desde o Comité Olímpico Português, até ao Instituto Nacional do Desporto. Porém, a mais pomposa terá sido, provavelmente, a medalha de Bons Serviços Desportivos, que lhe foi atribuída pelo Governo Português em 1989. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário