quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Canoagem portuguesa de "prata" nos Jogos Olímpicos de Londres/2012

O Museu Virtual do Desporto Português abre hoje propositadamente as suas portas para evocar mais um feito histórico alcançado pelos atletas lusitanos no maior evento desportivo do planeta: as Olimpíadas. Hoje, 8 de agosto de 2012, uma data que ficará gravada a letras de ouro na "grande enciclopédia" do desporto português, o dia em que Emanuel Silva e Fernando Pimenta entraram definitivamente para o Olimpo dos Deuses do nosso desporto, depois de terem alcançado a 2ª posição na final de K2 1000m masculinos em canoagem, prova inserida nos Jogos Olímpicos que por estes dias decorrem em Londres. Na magnífica pista de Eton Dorney a dupla portuguesa conquistou uma inédita medalha de prata para a canoagem lusitana, aliás, inédita em todos os sentidos, pois este foi a primeira medalha de sempre obtida por Portugal nesta modalidade no seio das Olimpíadas. Emanuel Silva e Fernando Pimenta fizeram desde início uma prova magistral, patenteando uma raça e uma entrega ímpares, deixando para trás alguns rivais de peso, que por certo, não contavam com este "atrevimento" dos portugueses, os quais terminaram a prova com um tempo de 3:09,699 minutos, a escassos 53 centésimos de segundo (!!!) da dupla vencedora, os alemães Rudolf Dombi e Roland Kokeny. No final da corrida os canoístas lusos não cabiam em si de alegria, como seria de esperar, já que este foi o ponto mais alto da sua carreira, pese embora tivessem confessado posteriormente que a prata acabou por saber a pouco, uma vez que o ouro fugiu a uns curtos centésimos de segundo, como já referimos.

Biografias...

Emanuel Silva, apesar dos seus 26 anos, é o mais experiente dos dois atletas, participando na sua terceira edição dos Jogos Olímpicos, depois de Atenas (2004) e Pequim (2008). Nasceu nos arredores de Braga, mais concretamente em S. Paio de Merelim, a 4 de dezembro de 1985. É detentor de um vasto e rico currículo não só na canoagem nacional como internacional, sendo neste último patamar de sublinhar as medalhas obtidas no Campeonato do Mundo de Juniores de 2003, em Komatsu (Japão), onde alcançou o ouro na prova de K1 500m, e a prata na corrida de K1 1000m. Como sénior atingiu o estrelato ao classificar-se com apenas 19 anos para as Olimpíadas de Atenas, em 2004, onde surpreendeu tudo e todos ao atingir a final de K1 1000m, tendo alcançado um memorável 7º lugar. Em 2005 vence o Campeonato da Europa sub-23 anos em K1 1000m, e neste mesmo ano alcança a sua primeira medalha enquanto atleta sénior, um feito ocorrido na cidade polaca de Poznan, onde arrecadou o bronze na sequência do 3º lugar de K1 1000m. No ano seguinte é de novo campeão da Europade sub-23 anos em K1 1000m, e em 2011 alcança novo feito no escalão de seniores, desta feita em K4 1000m, ao subir ao lugar mais alto do pódio na Taça do Mundo que decorreu em Poznan. Hoje, em Londres, no maior evento desportivo do planeta, atingiu, como já vimos, e nunca é demais relembrar, o ponto mais alto da sua carreira, a MEDALHA DE PRATA.

Fernando Pimenta é o mais novo destas duas novas lendas do desporto português. Nasceu em Ponte de Lima a 13 de agosto de 1989, e até chegar a Londres tinha como principal cartão de visita uma medalha de ouro em K4 1000m masculinos nos campeonatos da Europa realizados em 2011 na cidade sérvia de Belgrado.

Vídeo: FINAL DE K2 1000M DOS JOGOS OLÍMPICOS DE LONDRES

Nenhum comentário:

Postar um comentário