segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Patrícia Mamona voa para a prata olímpica em Tóquio

Abrem-se de novo as portas deste Museu para evocar a conquista de uma nova medalha nas Olimpíadas que decorrem por esta altura em Tóquio, e que pelo significado que naturalmente tem ficará perpetuada na história do nosso desporto. 
E desta vez foi Patrícia Mamona que arrecadou a medalha de prata no triplo salto ao chegar aos 15.01 metros, estabelecendo desde logo um recorde pessoal e nacional e que marca a primeira vez que atleta ultrapassa a barreira dos 15 metros.
A venezuelana Yulimar Rojas venceu a medalha de ouro com recorde mundial de 15.67 metros, ao passo que a espanhola Ana Peleteiro foi medalha de bronze com 14,87 metros, novo recorde nacional para a Espanha.
Esta é terceira presença da atleta portuguesa nos Jogos Olímpicos, após o sexto lugar em 2016 no Rio de Janeiro e do 13.º posto em 2012, em Londres.
«Estou nas nuvens, sem palavras. Parece tudo surreal. A primeira coisa que me vem à cabeça é o meu treinador, a minha família e este grande país que é Portugal. Vinha confiante da qualificação e sabia que este seria um momento especial para mim. São cinco anos a trabalhar para este momento, 20 anos no triplo salto. Estou orgulhosa de todos, da reação do público. Disseram que Portugal era um país pequeno, mas consegue coisas grandes. O apoio dos portugueses foi fundamental», disse a atleta à RTP.
Na hora da emoção a atleta de 32 anos disse ainda que «não posso dizer que é um momento de afirmação para todo o desporto português, mas é para o triplo salto. O Nelson Évora vai terminar a carreira nestes Jogos Olímpicos. Ele é uma inspiração para mim. Espero dar continuidade ao que ele tem feito. Sinto-me em forma, tenho muito para dar. Paris 2024 é daqui a três anos. Mas não quero pensar muito nisso. Quero desfrutar deste momento e deixar uma mensagem de agradecimento a todos os portugueses. Que seja um momento de inspiração para todos os que sonham. Se acreditarem mesmo que conseguem, vão atrás dos vossos sonhos». 

Nenhum comentário:

Postar um comentário