quinta-feira, 29 de julho de 2021

Judoca Jorge Fonseca arrecada novo bronze olímpico para Portugal

É com imenso orgulho e emoção que abrimos hoje as portas do nosso Museu para evocar e enaltecer a conquista de uma medalha olímpica pelo nosso país nos Jogos que decorrem presentemente em Tóquio. Feito alcançado pelo judoca Jorge Fonseca, que arrecadou a medalha de bronze na categoria de -100 quilos do torneio de judo. 
É o primeiro pódio português nestes Jogos Olímpicos de Tóquio e a terceira medalha de bronze para o judo nacional no evento, após as conquistas de Nuno Delgado, em Sydney 2000, e de Telma Monteiro, no Rio de Janeiro 2016.
Jorge Fonseca conquistou o terceiro lugar do pódio depois de derrotar o canadiano Shady Elhanas, por waza-ari, num combate renhido. Fonseca falhou a final olímpica na categoria de -100kg após ter sido derrotado pelo coreano Guam Cho, explicando então que estava limitado por uma lesão na mão esquerda, referindo mais tarde que se tratava de uma cãibra. E no combate pelo bronze, o português conseguiu um waza-ari a cerca de 30 segundos do final, ainda sofreu uma penalização, mas segurou o resultado e assegurou o pódio.
«Estou feliz. Trabalhei para o ouro, infelizmente não correu bem, mas consegui o bronze. Queria muito esta medalha, estava desejoso de a ganhar. Agora vou trabalhar para ir buscar o ouro a Paris», afirmou o atleta à RTP. «Sou bicampeão do mundo, o meu lugar é o ouro. Quero mais, quero ser o melhor de todos os tempos no desporto nacional», concluiu, agradecendo ainda o apoio dos portugueses.
No trajeto até ao bronze, Jorge Fonseca venceu o belga Toma Nikiforov e o russo Niiaz Iliasov, mas acabou por sair então derrotado pelo coreano Guham Cho no combate que dava acesso à final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário