quinta-feira, 28 de julho de 2022

Na sua primeira aparição num Mundial de Pesca Desportiva - Mar, Portugal foi campeão!

"Chegar, ver, e vencer". Bem poderia ser este o título da façanha da seleção portuguesa de pesca desportiva que em 1983 participou no 3.º Campeonato do Mundo de Mar da Fédération Internationale de Pêche Sportive - Mer (Federação Internacional de Pesca Desportiva - Mar), realizado em Algeciras (Espanha) entre 21 e 26 de setembro do referido ano. 

Portugal participava pela primeira vez com uma seleção nacional nesta competição destinada ao escalão de seniores masculinos. Até aqui, e a nível de seleções, o máximo que a nação lusa tinha feito havia sido um 3.º lugar no Campeonato do Mundo de Água Doce, também em seniores masculinos, numa prova que então decorreu em Saragoça (Espanha), no ano de 1979.

Em Algeciras, Portugal contou com seis pescadores de mão cheia, nomeadamente Vítor Seiça (capitão de equipa), Mário Barros, António Castro, Manuel Basílio, Joaquim Costa, e Bernardino Machado.  A comitiva foi chefiada por Albino Nito, ao qual se juntou Carlos Batista, que era então o responsável pela área/disciplina de mar no seio da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva. Esta última figura havia sido convidada pela presidente da nossa federação de então, João Carreira, para organizar em Portugal as provas de mar, tendo o campeonato nacional arrancada precisamente em 1982, tendo como palco a Ericeira. O bom trabalho de Carlos Batista colheu de pronto os seus frutos, não só a nível nacional, como internacional, já que no curto espaço de um ano conseguiu colocar Portugal num Mundial. A viagem para Espanha foi no mínimo surreal, tendo em conta de que se tratava de uma seleção nacional que ia representar o nosso país ao mais alto nível. Porém, a seleção viajou em veículos particulares dos pescadores que a compunham! Uma parte foi na carrinha de Bernardino Machado, e a outra no carro do capitão Vítor Seiça. Apesar de talentosa esta era uma seleção inexperiente em provas de calibre internacional, mas isso não impediu de Portugal chegar, ver e vencer. 

A seleção nacional que em 1983 conquistou o Mundial de Pesca Desportiva - Mar

O Campeonato do Mundo era disputado em três provas, sendo uma de fundo, e duas de boia. Cada uma das provas tinha a duração de quatro horas.  Logo na primeira prova, a de fundo, disputada à noite, a turma lusa levou a melhor sobre a concorrência, conquistando o 1.º lugar. No dia seguinte, disputou-se a primeira de duas provas de boia, sendo que na primeira a seleção espanhola ficou com o 1.º lugar, ao passo que Portugal quedou-se em 2.º. Na terceira e derradeira prova de boia, a Espanha venceu novamente, enquanto a seleção lusa foi 3.ª classificada. No total das três provas Portugal ficou em 1.º lugar (1.º + 2.º + 3.º), seguida da Espanha (5.º + 1.º + 1.º), e da França (2.º + 4.º + 4.º).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário